sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fotografando Crianças (19/08-Dia Mundial da Fotografia)

19 de agosto - Dia Mundial da Fotografia

E para comemorar, o presente é para vocês… Dicas bem legais!!!

aperture-icon

Nós pais, queremos sempre registrar cada momento dos filhotes, mas a verdade é que não é tão fácil quanto parece. Algumas crianças até colaboram, mas há também aquelas que fogem da máquina à todo custo. E com o intuito de dar uma “forcinha”, separei algumas dicas às mamães e papais que gostam de registrar cada instante de seu filho.

1- Deixe a criança à vontade

Converse, brinque, faça perguntas sobre suas atividades. Isso fará com que ela olhe naturalmente para a câmera. Nunca peça ao menos um pequeno sorriso, pois o resultado sempre será forçado. Crie condições, fazendo graça, brincando ou cantando e com certeza o sorriso aparecerá naturalmente.

2- Disposição

Esteja atento aos horários de soninho e refeições, assim a criança fica mais à vontade. Respeite os limites dela!

3- Espontaneidade

Essa é a palavra-chave! Se a criança estiver bem à vontade, você só precisa ficar atento para enquadrar o momento certo.

4- Espírito infantil

Relaxe. Solte a imaginação e faça as fotos sem pressa. Resgate dentro de si, um pouquinho da criança que já foi um dia e saberá como deixá-la mais à vontade.

5- Na altura da criança

Abaixe-se e fique na altura da criança. Isso fará com que ela não fique “miúda” ou com um ângulo estranho.

6- Pedacinhos

Não fique esperando um sorriso. Além de fotografar o rosto da criança bem de pertinho, explore cada pedacinho de seu corpo... fotografe as mãozinhas, orelhas, boquinha, os pés e etc. Lembre-se também, que os olhos dominam a fotografia e causam grande impacto.

7- Enquadramento

Procure não centralizar o rostinho da criança no centro do retângulo, pois isso deixará no fundo um “teto” enorme. Tá certo que às vezes não dá tempo, mas não custa tentar.

8- Lugares neutros

Esteja atento ao que está em torno da criança. Preocupe-se em fotografar em lugares neutros, onde o excesso dos elementos do fundo, não possa competir por nossa atenção. Roupas simples também fazem com que o destaque seja a criança.

9- Festinhas

No caso das festinhas, onde sempre rolam as fotos posadas (na mesa do bolo, com os pais, avós, padrinhos), é bom fotografar logo no início, pois depois a criança vai querer brincar, fica suada e sem nem um pingo de vontade de fazer sorrisos.

10- Família

As crianças ficam lindas e espontâneas quando interagem com o pai ou a mãe. Aproveite para fotografar quando estiverem brincando e se divertindo.

Não custa tentar… o que vale é a criatividade!!! bjbj

Um comentário:

Priscila Trevine - Eclétik@! disse...

Olha...já vou seguir essas dicas, mas acho que pra melhorar só falta uma máquina decente pra mim..rs
Valeu!!!